Quer Ganhar Dinheiro

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A História do Campeonato Brasileiro

O principal evento esportivo do país teve início em 1971. A idéia partiu da Confederação Brasileira de Desportos, atual Confederação Brasileira de Futebol, logo após a Copa do México. Até então, os principais torneios que aconteciam no Brasil eram a Taça Brasil, a Taça Roberto Gomes Pedrosa e o Torneio Rio - São Paulo:
  • Torneio Rio - São Paulo: teve início em 1933 e foi a primeira competição de futebol no Brasil que opôs clubes de diferentes Estados.
  • Taça Brasil: participavam da Taça Brasil as equipes campeãs estaduais de todo o país, porém os representantes dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo já entravam na fase semifinal. Os vencedores da Taça Brasil seriam os clubes que representariam o Brasil em um torneio continental (futura Taça Libertadores da América).
  • Taça Roberto Gomes Pedrosa: o “Robertão”, como ficou conhecido, foi disputado entre 1967 e 1970. O nome foi dado em homenagem ao goleiro Pedrosa, do São Paulo. A partir de 1968, este passou a ser considerado o torneio de futebol mais importante do país.
Até então, o Brasil era a única potência do futebol mundial que não possuía um campeonato que reunisse todos os times do país e não apenas os melhores, como ocorria na Taça Brasil.

Um dos maiores problemas enfrentados, logo após o início do Brasileirão, era a falta de padronização do sistema de disputa. As regras mudavam anualmente, prejudicando os clubes, jogadores e até mesmo os torcedores que já não sabiam mais como acompanhar os jogos e resultados.

Após a aprovação do “Código do Torcedor”, em 2003, pelo Congresso Nacional, a Confederação Brasileira de Futebol passou a planejar e organizar o calendário de competições. Os torneios estaduais tiveram seus tempos reduzidos e o Brasileirão passou a ser disputado no sistema de turno e returno. Este sistema exige um calendário mais extenso, o que levou a CBF a também reduzir o número de times competidores. Em 2004, por exemplo, participavam 24 times. Em 2005 esse número foi reduzido para 22. Por último, em 2006 e 2007, apenas 20 times disputaram o Brasileirão, tanto na série A como na série B. Na continuação deste artigo vamos apresentar o sistema de disputa do Campeonato Brasileiro de Futebol que vem sendo utilizado nas séries A, B e C.
Todos os nomes do "Brasileirão"
O Brasileirão, como nós conhecemos atualmente, já recebeu as mais diferentes nomenclaturas. Em 1971, em seu primeiro ano de existência, o torneio chamava-se Primeiro Campeonato Nacional de Clubes da 1ª Divisão e Primeiro Campeonato Nacional de Clubes da 2ª Divisão. O time campeão da 1ª divisão em 71 foi o Atlético-MG e em segundo lugar ficou o São Paulo.
Em dezembro de 2010 a CBF aceitou oficialmente o pedido dos clubes que pediam pela unificação dos títulos nacionais entre 1959 e 1970, mais precisamente os da Taça Brasil e da Taça Roberto Pedrosa.
Após a unificação, os clubes com o maior número de títulos conquistados são o Santos e o Palmeiras (8 títulos para cada) e em segundo lugar aparece o São Paulo com 6 títulos e em terceiro está o Flamengo com cinco títulos conquistados (a CBF não reconheceu o título do Flamengo da Copa União de 1987).
Desta forma, os seguintes clubes abaixo também são considerados campeões brasileiros em seus respectivos anos:
 AnoTaça Brasil Taça Roberto Pedrosa
 1959 Bahia
 1960 Palmeiras
 1961 Santos
 1962 Santos
 1963 Santos
 1964 Santos
 1965 Santos
 1966 Cruzeiro
 1967 Palmeiras Palmeiras
 1968 Botafogo Santos
 1969 Palmeiras
 1970 Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário